As recomendações e diretrizes da UEFA para o futebol que o Covid-19 parou

Autor(a) Atualizado em: 28 Out 2024

Comentários (0)

O surto de coronavírus que assola o mundo está a ter um impacto particularmente forte no meio cultural e desportivo. Inúmeros eventos à escala global foram temporariamente suspensos, entre eles todos os campeonatos de futebol (ou quase todos, pois há sempre a liga da Bielorrússia e Nicarágua). Outras competições internacionais como o EURO 2020 e a Copa América foram adiadas por um ano, tal como os Jogos Olímpicos que também passaram para 2021. Recentemente, a UEFA tinha dado autonomia aos diversos países europeus para concluírem, como desejarem, as respetivas ligas, mas na reunião de quinta-feira, dia 23 de abril, o organismo que tutela o futebol europeu deixou estabelecidas algumas diretrizes para diferentes cenários.

Ligas e competições internas

A principal recomendação da UEFA é para que se concluam os campeonatos. O comité executivo decretou também que, para os casos especiais onde isso não seja possível pela via normal (ou seja disputar todas as jornadas restantes) “seria preferível que as competições suspensas fossem reatadas com um formato diferente”. Isto é o chamado ‘plano A’.

Mas a organização delineou também um plano B, delineando os motivos legítimos que poderão levar a que as ligas e/ou federações decretem prematuramente o fim das suas competições: existência de uma ordem oficial que proíba eventos desportivos e que impossibilite a conclusão da época antes do antes do início da próxima; e problemas económicos inultrapassáveis que colocassem a estabilidade financeira da competição nacional e dos clubes em risco.

Ambos os planos têm o mesmo objetivo claro: facilitar que os clubes se qualifiquem para as competições europeias de 2020/21 com base no mérito desportivo. Uma das possibilidades descartadas foi a que a federação espanhola propôs uns dias antes: a de que fosse o ranking de cada clube a determinar a sua participação nas competições europeias caso a liga não pudesse ser concluída. Por este prisma, alguns clubes menos cotados e que atualmente ocupam lugares europeus seriam penalizados. Em Inglaterra, por exemplo, o Leicester (atual 3º) veria a sua participação na Champions passar para o Manchester United (5º), enquanto em Espanha seria o Atlético de Madrid (6º) o maior beneficiado.

Com o plano A tudo decorre normalmente de acordo com a qualificação final dos clubes, mas nos países em que as ligas sejam dadas por terminadas são as federações e ligas em causa que estão encarregues de escolher os clubes para as competições europeias do próximo ano. Escolha essa que deverá obedecer a “princípios objetivos, transparentes e não-discriminatórios”, reservando a UEFA o direito de recusar qualquer emblema proposto se houver “perceção pública de injustiça na qualificação do clube”.

EURO 2020 e outras competições internacionais

No caso do EURO 2020, entretanto já adiado para 2021, a UEFA decidiu que o nome da competição vai continuar a ser o mesmo. De acordo com o organismo, isto permite manter a visão do torneio que pretende ser uma celebração do 60º aniversário dos campeonatos europeus de seleções (1960-2020) e ainda garantir um propósito sustentável ao evitar a destruição de material já criado.

Label

Com o adiamento do EURO para 2021, o comité ouviu opções e tomará a decisão a 27 de maio sobre o reagendamento do europeu de sub-21, inicialmente marcado para o período entre 9 e 26 de junho de 2021 na Hungria e Eslovénia. Entretanto, e para evitar ainda maior saturação do ano que vem, o Europeu feminino foi também adiado para 2022. O torneio tem a Inglaterra como anfitriã e estava também agendado para o verão de 2021, com as novas datas a apontarem agora para o período entre 6 e 31 de julho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


-18 logo SRIJ

Jogue com moderação, os jogos a dinheiro envolvem riscos financeiros. O Feeling Lucky não é um website destinado a menores. É necessário ser maior de idade (18+) para poder visitar.

©2014-2024 Feeling Lucky, uma marca clovio – Todos os direitos reservados
Contacte-nos · Termos de utilização · Política de privacidade · Política de cookies
Avenida Dom Rodrigo da Cunha 8 2 DIR, 1700-140 Lisbon, Portugal · Tel: +351 927 777 106