Apostas hípicas em Portugal no primeiro semestre de 2018

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Desde a entrada em vigor em 2015 da lei reguladora das apostas desportivas, qualquer pessoa maior de idade pode testar a sua sorte numa série de modalidades, seja dirigindo-se a postos de venda para jogar no Placard ou recorrendo a operadores virtuais como a Bet.pt, a Betclic, etc. Por outro lado, para muitos este período de mais de dois anos tem sido marcado pela falta de uma das modalidades que mais dinheiro movimenta no estrangeiro: as corridas hípicas. E embora o desejo de poder apostar nos cavalos mais rápidos seja grande, a ideia necessita de uma série de investimentos para poder ser aplicada em Portugal, como a construção de novos hipódromos e a distribuição das receitas geradas pelas apostas.

Isto explica o “atraso de 120 anos” que Ricardo Carvalho, presidente da Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida (LPCPCC) sublinha, embora também acredite que a situação mude em breve graças aos sinais positivos que se têm vindo a notar. Como é sabido, a entidade responsável pela oferta desta modalidade será a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e de acordo com as intenções do provedor Pedro Santana Lopes o objetivo é lançar finalmente as corridas de cavalos no Placard durante os primeiros seis meses de 2018. De acordo um estudo da LPCPCC elaborado com base na realidade francesa, mas devidamente adaptado ao PIB per capita e ao número de habitantes em Portugal, as apostas podem render cerca de 825 milhões de euros anualmente, atrair um milhão de apostadores e criar milhares de empregos diretos e indiretos. Em França, esta indústria gera mais de 8,3 mil milhões de euros anualmente.

A LPCPCC é responsável pela organização do campeonato nacional de corridas de cavalos desde 1998, uma competição que consiste em 20 etapas de seis corridas. Nas etapas com grandes prémios as assistências chegam às 5.000 pessoas, que “aparecem nas corridas sem que haja promoção ou cobertura mediática”, afirma Ricardo Carvalho. É importante lembrar ainda que esta é uma das grandes metas para a própria Santa Casa da Misericórdia que pretende aumentar ainda mais o leque de ofertas do Placard, para além de o lançar online.

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